18/10/2022

Menopausa e meu parceiro

Ondas de calor, falta de sono, alterações de humor e dores musculares. Convenhamos, a menopausa pode ser um caminho difícil para quem passa por ela, mas podemos estar enganados ao pensar que seus sintomas são reservados apenas para. A realidade é que as ondas de mudança também podem, naturalmente, afetar nossos relacionamentos impactando conexões íntimas e libido sexual.

 

Então, o que você pode esperar quando a mulher em sua vida se aproxima de seus anos de fênix? Como você lida com os obstáculos que a menopausa pode trazer? E outra pergunta tão importante, você ainda pode desfrutar de uma vida sexual satisfatória depois de dar um adeus sólido a esses ciclos mensais iminentes?

 

Definitivamente.

 

Com qualquer relacionamento vem tempos de desafio e a menopausa não é exceção. Afetando quase todas as pessoas que menstruam em algum momento da vida, a idade média para o início dos sintomas é geralmente em torno de 40 anos, mas para algumas pessoas isso pode ser muito mais cedo ou mais tarde dependendo de vários fatores.

 

Seja agora ou no futuro, apenas saiba que esse momento é iminente. Então, prepare-se sabendo o que esperar.

 

Mudanças emocionais durante a menopausa

Como uma pessoa passa pelos três estágios da menopausa; a perimenopausa, a menopausa e a pós-menopausa, vários sintomas irão flutuar e evoluir.

 

De todos os sintomas registrados, ser menos tolerante parece ser um dos relatos mais frequentes entre as pessoas nessa fase da vida, com até 70% delas descrevendo a irritabilidade como seu principal problema emocional durante os estágios iniciais da menopausa.

 

Embora esses padrões de humor agitados possam parecer irracionais, há muito abastecendo os motores para fazê-los acontecer. Por causa dos efeitos da menopausa na saúde mental, seu parceiro pode estar com nevoeiro cerebral e esquecimento ou mau humor.

 

Ocasionalmente, a autoestima pode sofrer, levando à falta de confiança, colocando seu apetite sexual (e seu relacionamento) sob um novo tipo de pressão.

 

Ao longo deste ano, a modelo inglesa e personalidade da televisão, Penny Lankaster, e seu marido cantor de rock, Rod Stewart, falaram abertamente sobre a reação emocional da menopausa.

 

“Ela estava em uma situação frágil. Eu só tinha que ouvir e aprender e me preparar para panelas sendo jogadas pela cozinha. Foi assustador, porque essa não era realmente a pessoa com quem me casei. Nós conversamos sobre isso, o que eu acho que é a coisa mais importante que um casal pode fazer…” – Rod Stewart.

 

Embora a comunicação desempenhe um papel importante na navegação pelas mudanças emocionais, lembre-se de considerar como isso está afetando você também e seja honesto com seu parceiro sobre como se sente.

 

Mudanças físicas durante a menopausa

 

A menopausa não envia um sinal automático instruindo uma seca nas regiões inferiores do seu parceiro. Ao contrário da crença popular, não é o caso de a vagina secar como o deserto do Saara.

 

Embora estudos sugiram que cerca de 13% das mulheres na menopausa experimentarão secura vaginal, isso acontece quando o revestimento vaginal se torna mais fino e perde parte de sua umidade natural. É comum que a sensibilidade vaginal também mude.

 

“Minha esposa não perdeu visivelmente seu desejo sexual, mas suas respostas definitivamente mudaram. Ela perdeu muita sensibilidade por um tempo e não conseguia mais atingir o orgasmo por meio de estimulação oral ou com os dedos.” - Cliente modo love.

 

À medida que os níveis de estrogênio caem e os ciclos menstruais começam a diminuir, o corpo responde de várias maneiras diferentes. O ganho de peso é comum, juntamente com uma mudança na forma do corpo, perda de colágeno e elasticidade da pele.

 

Os ossos podem se tornar mais frágeis ou quebradiços, trazendo consigo dores nas articulações. Então, pode haver aumentos inesperados de temperatura, ondas de calor e suores noturnos.

 

“Minha esposa só mencionou ontem à noite que seus mamilos ficaram estranhamente doloridos, apesar de não brincarmos com eles. Ela disse que a dor a lembrou de quando ela estava amamentando. Ela também está sofrendo muito com dores nas articulações das pernas e está lutando para ficar confortável na cama. Ela está começando a ganhar peso, o que não está ajudando suas mudanças de humor.” – Cliente modo love.

 

Quando a mudança é boa

Para muitas pessoas, a menopausa é o início de um novo capítulo! Para aquelas que experimentaram ciclos menstruais difíceis anteriormente, pode ser quase um alívio.

 

Para você e seu parceiro, a menopausa pode significar que não há mais necessidade de se preocupar com contracepção ou gravidez não planejada, o que pode, por sua vez, aumentar sua libido e abrir a porta para uma vida sexual estelar e espontânea.

 

Muitas pessoas se referem à menopausa como uma experiência positiva e fortalecedora, com algumas achando esse período um momento de 'despertar sexual', onde se sentem mais livres para explorar o sexo fora dos reinos que conheciam anteriormente.

 

Você pode descobrir que seu parceiro quer fazer sexo com mais frequência, quer experimentar coisas novas intimamente ou de repente se tornou mais confiante no quarto.

 

“A principal diferença agora é que minha esposa está quase permanentemente excitada, consequentemente fazemos sexo com mais frequência do que nunca (pelo menos diariamente e muitas vezes 3 ou mais vezes por dia). Ela se tornou multiorgásmica e pode atingir o orgasmo literalmente alguns segundos após o início do sexo .” - Cliente modo love.

 

Muitas pessoas experimentarão pouca ou nenhuma mudança à medida que passam pelos estágios da menopausa.

 

“Minha esposa tem 51 anos e passou pela menopausa a partir dos 45 anos, quando sua menstruação parou. Felizmente, ela quase não teve nenhum sintoma, apenas ocasionalmente sentindo um pouco de calor, mas de outra forma bem, sem ganho de peso ou mudanças de humor etc. – Cliente modo love

 

Como você pode apoiar seu parceiro durante a menopausa

Seja paciente.

Nenhuma jornada da menopausa é a mesma, mas uma coisa que a maioria delas terá em comum é o curso do tempo. Algumas pessoas podem experimentar os sintomas da menopausa por até 12 anos inteiros, então há muito a dizer sobre ser paciente. Saiba que quaisquer que sejam as mudanças que seu parceiro possa estar enfrentando, elas não durarão para sempre. Seja paciente e ofereça apoio ao seu cônjuge quando necessário.

 

Seja adaptável

 

Seu parceiro está mudando e em mais de uma maneira. Do humor à resposta física e talvez até à aparência, haverá algumas mudanças perceptíveis quando a menopausa começar a se desenrolar.

 

Pode ser que a maneira como vocês fazem sexo juntos mude um pouco, ou a frequência com que você faz isso se torne menor ou maior, então esteja preparado para se adaptarem e depois seguir em frente.

 

Pergunte

 

Para apoiar totalmente sua parceira durante a menopausa, você precisará entender como isso está afetando-a, então não tenha medo de fazer perguntas. De um simples 'como você está se sentindo hoje?' para algo mais pessoal como 'isso ainda é bom para você?', nos espasmos da paixão, pode ajudá-lo a se relacionar e responder melhor às necessidades e desejos de seus parceiros.

 

Como seu parceiro pode apoiá-la na menopausa

 

Ouvindo seus sentimentos

 

Este tempo de mudança se aplica a ambos. Seu parceiro também pode mostrar apoio ouvindo seus sentimentos e entendendo que você também é afetado pela menopausa. Incentive-o a ouvi-lo sobre como essa experiência tem sido para você, desde se sentir um pouco perdido sobre como ajudar seu parceiro, até se sentir desinteressado ou menos desejado se o sexo e a intimidade se tornarem tensos.

 

Oferecendo segurança

 

Mesmo que pareça o contrário, as chances são de que seu parceiro ainda esteja muito atraído por você. Mas com excitação, secura vaginal e frequência sexual possivelmente menor do que o normal, é importante que seu parceiro ofereça a garantia de que você ainda é a pessoa que ele ama e deseja.

Se você precisar ouvir essas palavras de confirmação, discutam isso para que ele saiba como você está se sentindo.

 

Comunicação aberta

 

À medida que seu parceiro passa por sua própria experiência, desde a perimenopausa até a menopausa completa e até o pós-evento, vocês dois precisarão se comprometer a manter os canais de comunicação abertos. Seu parceiro está em melhor posição para ajudá-lo a apoiá-lo e a única maneira de fazer isso é ser honesto por meio de check-ins regulares.

 

Como desfrutar de um ótimo sexo durante a menopausa

 

Lubrificante, lubrificante, lubrificante

 

A secura vaginal é uma ocorrência comum durante a menopausa. A falta de umidade pode causar atrito e desconforto, tornando o sexo um pouco mais desconfortável do que costumava ser. Mesmo quando seu parceiro está excitado e com vontade de intimidade, o corpo dele pode responder de maneira diferente. Lubrificante ajuda aumentando a sensação de toque, tornando o sexo mais prazeroso para todos os envolvidos.

 

 

 

Experimente novas posições

À medida que o corpo muda, seu parceiro pode começar a achar algumas posições sexuais mais desafiadoras. Se a menopausa foi induzida por cirurgia, há uma chance de que o canal vaginal tenha se tornado mais curto, o que significa que seu parceiro pode ocasionalmente desfrutar de posições que são menos penetrativas ou não penetrativas.

 

Introduzir brinquedos

Flagelador de casal de bondage

Uma perda de sensibilidade atrapalhando o bom sexo? Não há razão para isso. Veja como uma grande oportunidade de ser mais aventureiro no quarto com brinquedos sexuais. Procure os que estimulem outras partes do corpo em vez de apenas a vulva ou genitais. Massageadores corporais, grampos de mamilo, tampões de bunda, cócegas, chicotes e colheitas são boas opções para misturar tudo. Confira tambem nossa dica de 5 posições para casais.
 

 

Se tiver alguma dúvida, manda pra gente!

  • Por: R$ 34,90
    Comprar

    Mini Fantasia Body Doutora Hot

    Mini Fantasia Body Doutora Hot Pimenta Sexy é uma fantasia confeccionada em poliamida e elastano, criada especialmente para as mulheres que desejam se tornar doutoras no prazer, vem com body e máscara transparente.

  • Por: R$ 64,90
    Comprar

    Desodorante Íntimo Masculino Jato Seco 166ml

    leve sua confiança a novos patamares com o Desodorante Íntimo Masculino. Experimente a sensação de frescor e proteção que só os melhores produtos podem oferecer!

  • A partir de: R$ 16,90
    Comprar

    Perfume de Calcinha 40ml - Confira Todas as Fragrâncias

    Os perfumes são itens indispensáveis para comunicar a nossa essência. As fragrâncias atendem a todos os gostos e ajudam a expressar quem somos, o que queremos e do que gostamos. Compre e deixe seu aroma por onde passar. Ganhe 15% de desconto na sua prime

  • A partir de: R$ 11,90
    Comprar

    Sabonete íntimo feminino 210ml - Confira todas as fragrâncias

    Compre e deixe seu aroma por onde passar, Com diferentes fragrâncias, desde das mais sensuais até as mais doces e provocantes. Compre agora e ganhe 15% de desconto na sua primeira compra